Zespri Kiwifruit
Zespri Kiwifruit

História do kiwi

Descubra um pouco da história do kiwi, uma fruta que é deliciosa até no nome.
O kiwi faz parte da família das frutas silvestres e é descendente de uma fruta selvagem chinesa. Seu nome científico é Actinidia deliciosa, e ele começou a ser cultivado na Nova Zelândia, no final do século XIX.

Muita coisa mudou das primeiras sementes até o kiwi que conhecemos hoje, inclusive o seu nome. Preparamos uma linha do tempo para você ver como tudo começou.

Aproveite a viagem!

Linha do Tempo

As primeiras sementes

Isabel Fraser, uma professora de Wanganui, Nova Zelândia, retornou de uma viagem à China com sementes negras de Actinidia deliciosa, e o horticultor Alexander Allison as plantou pela primeira vez. Em 1905, nasceram os primeiros kiwis, que ainda eram chamados de “groselha chinesa”.
Nasce uma nova variedade

O horticultor Hayward Wright desenvolveu uma variedade excepcional da groselha chinesa, caracterizada por seu formato oval, sabor delicioso e forte resistência à perecibilidade. Até hoje, essa variedade Hayward é quase sinônima do popular kiwi verde.
A fruta começa a conquistar o mundo

Jim MacLouglin plantou groselhas chinesas em sua propriedade em Te Puke, também na Nova Zelândia, onde a terra vulcânica e o clima ameno característicos da costa norte proporcionaram uma colheita de sucesso, vendida no mercado local. Pouco depois, a fazenda de MacLouglin, de 3 hectares, estava toda carregada de groselhas chinesas. Em 1952, ele chegou a exportar 1.500 engradados para a Inglaterra.
Surge o nome kiwi

Os agricultores neozelandeses precisavam de um termo para identificar a nova fruta no mercado de exportação da América do Norte. Como as taxas de exportação para “groselhas” e “melonette” eram muito altas, Jack Turner sugeriu chamar a fruta de “kiwi”, o nome de um pequeno pássaro da Nova Zelândia.
Nasce a marca Zespri®

A Zespri® International Limited é uma companhia de âmbito global, maior exportadora de kiwis, cujos acionistas são os próprios produtores neozelandeses. Seu grande diferencial foi ter desenvolvido um sistema de qualidade que garante a padronização dos processos de cultivo, resultando na alta qualidade e na uniformidade dos seus produtos.
Lançamento de uma nova espécie

Foi no ano de 2012, após 10 anos de pesquisa, que a Zespri® lançou a variedade SunGold®, o famoso “kiwi amarelinho”. Por meio do cruzamento natural de sementes e sem qualquer manipulação genética, o trabalho foi resultado da parceria com o instituto governamental Plant & Food Research. A espécie possui polpa amarela, pele lisa na cor marrom-claro e sabor adocicado, e atinge pontuações elevadas em ensaios organolépticos.